Aproveitando a expansão ferroviária nos Estados Unidos, após 1850, muitas indústrias começaram a se desenvolver. Destaco aqui a experiência de Gustavus Swift (1839-1903) .
Após a Guerra da Secessão, começaram a formar-se grandes rebalhos de gado nas planícies do Oeste. Ao mesmo tempo, a demanda por carne aumentava nas cidades do Leste, superando a oferta local. Assim, Gustavus Swift percebeu que a carne fresca podia encontrar um grande mercado.
Porém, o transporte do gado vivo em trens era muito trabalhoso. Gustavus inovou, criando o 'vagão frigorífico'. Assim, era possível abater o gado no Oeste e transportar a carne refrigerada até o Leste, aumentando assim a produtividade. Em 1878, após sua primeira remessa experimental de carne refrigerada, Gustavus associou-se ao seu irmão mais novo Edwin, e fundaram a Swift & Company.
A princípio, o produto foi visto com desconfiança pelo consumidor: será que era seguro comer carne refrigerada? Gustavus inovou mais uma vez, usando a propaganda para vencer o preconceito contra o consumo de carne de bois abatidos várias semanas antes e a mais de mil quilômetros de distância. Ele criou também entrepostos e sucursais para melhor armazenar e distribuir os produtos. Com o tempo, o temor passou e a Swift tornou-se lider de mercado no ramo de frigoríficos.
Surge então uma das primeiras empresas verticalmente integradas: os departamentos de compras, abate, beneficiamento, vendas, distribuição e contabilidade eram todos rigorosamente controlados pelo escritório central (em Chicago).
Fica a dica de leitura: "Os primórdios da grande empresa na indústria norte-americana", de Alfred Chadler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário