A idéia de utilizar uma máquina para costurar surgiu no ano de 1760 e passou muito tempo despercebida. Inúmeros inventores desenvolveram projetos e patentearam novos modelos de máquinas de costura, porém, nenhum deles era prático. Isaac Singer aperfeiçoou a invenção: ele substituiu a agulha curva por uma reta, posicionada na vertical, e fez a laçadeira mover-se em vai-e-vem (e não em círculos). Assim, contribuiu para que a realização das atividades de costura acontececem de forma mais produtiva, com a redução dos custos e o tempo despendido na confecção de roupas. A máquina também era resitente, e assim fabricantes de sapatos passaram a utilizá-la na costura do couro.
Assim, foi fundada a I.M. Singer & Co, em 1851, pelo ator e inventor Isaac Merrit Singer (1811-1875) e pelo advogado Edward C. Clark (1811-1882). Em 1853 já era líder de mercado nos Estados Unidos e em 1855 passou a atuar no mercado francês, dando início à internacionalização da empresa. No Brasil, a Singer abriu seu primeiro ponto de venda em 1858, no Rio de Janeiro.
Clark e Singer definiram um novo paradigma empresarial, inovando e contribuindo nos seguintes aspectos:
- Emprego de vendedores ambulantes, como canais de venda.
- Parcelamento do pagamento, o que tornou o produto mais acessível.
- Divulgação do produto por meio de apresentações em feiras e circos.
- Formação de uma empresa multinacional.
Hoje a companhia é a maior fabricante mundial de máquinas de costura doméstica. Presente em mais de 150 países, a Singer possui hoje quase 10 mil funcionários e é líder na maioria dos mercados em que atua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário