David Ricardo (1772-1823) foi um economista inglês. Fundou, com Adam Smith e Thomas Malthus, a escola clássica inglesa da economia política.
Ricardo exerceu grande influência tanto sobre economistas marxistas quanto economistas neoclássicos, fato que demonstra a amplitude de suas idéias.
Dentre os temas presentes em sua obra, destaco os seguintes:
Teoria do valor-trabalho: Segundo essa teoria, o valor econômico de um produto é determinado pela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para produzi-lo, inclusive o trabalho anterior (para produzir suas as matérias primas, maquinário, etc.). O preço de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor. Num exemplo clássico entre os teóricos do valor-trabalho, o motivo pelo qual um diamante é mais valioso que um copo de água é porque “encontrar e extrair um diamante é mais trabalhoso do que encontrar e extrair um copo de água”.
Teoria das vantagens comparativas: Segundo essa teoria, duas nações podem beneficiar-se do livre comércio, mesmo que uma nação seja menos eficiente na produção de todos os tipos de bens do que o seu parceiro comercial. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada nação possui. Esse é um conceito relacionado à vantagem competitiva (assunto que será tratado em breve nesse blog).
Fica a dica de leitura: “Princípios da economia política e tributação”, de David Ricardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário