domingo, 15 de setembro de 2013

As Três Máscaras do Terror (Black Sabbath)

 
"As Três Máscaras do Terror" é um filme de horror italiano cujo título original é  "I Tre volti della paura". O filme de 1963 foi dirigido por Mário Bava, tem 92 minutos, e foi a primeira produção de terror italiana filmada em cores.
São três histórias independentes baseadas em contos dos escritores F.G. Snyder, Aleksei Tolstoy e Ivan Chekhov. Na primeira, O Telefone, uma mulher é aterrorizada em seu apartamento por telefonemas misteriosos. Na segunda, O Wurdalak, um conde russo no início do século XIX se depara com uma família interiorana em luta contra uma terrível linhagem de vampiros. Na última, A Gota d’Água, uma enfermeira, no início do século XX, toma uma trágica decisão enquanto prepara o cadáver de uma médium idosa falecida durante uma sessão.
 
Além de comentar o filme, outra intensão desse blog é destacar um curiosidade sobre ele. O título em inglês de "As Três Máscaras do Terror" é "Black Sabbath". Após assisntir à película, Ozzy Osbourne tornou-se fã declarado do filme, e adotou o nome para batizar a seminal e emblemática banda de heavy metal.
 
Fica a curiosidade, já que o Black Sabbath (filme) foi recentemente apresentado na mostra 'Maestri della paura', no Cinusp. Além disso, o Black Sabbath (banda) se apresentará em São Paulo no dia 11/10/13.

Para quem não pode assistir ao filme, assita por aqui.





Recomendo!!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Exposição Mestres do Renascimento




Visitei a belíssima exposição "Mestres do Renascimento - Obras Primas Italianas", no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Uma rara oportunidade de apreciar obras de grandes mestres como Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Donatelo, Botticelli e Ticiano, entre outros.
 
Renacimento, Renascença ou Renascentismo, foi o período que marcou o fim da Idade Média na Europa. Ele teve início no século XIV e foi até meados do século XVI. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O Renascimento, que foi um dos mais importantes movimentos artísticos da humanidade, surgiu em Florença, mas se estendeu por outras regiões da Itália, como Roma, Urbino, Veneza, Milão e Ferrara.
 
A vista (e dicas para quem quer visitar):

Cheguei ao CCBB por volta das 18h30 do dia 26/8, um ótimo horário para a visita, pois a fila estava pequena. Aos finais de semana a espera chega a 4 ou 5 horas. Aguardei uns 30 minutos, até entrar no saguão do prédio. A parti daí, aguardei mais uns 10 minutos até guardar minha mochila na chapelaria e seguir de elevador para o 4º andar do edifício. Lá estão as obras de Florença, com destaque para "Cristo Benedicente" (de Rafael). No 3º andar estão as obras de Roma, com destaque para um estudo de Michelangelo chamado "Estudo de Portal". No 2º andar estão as obras de Veneza, Ferara, Milão e Ubino. São de espantar "Maddalena" (de Ticiano) e "Leda e il Cigno" (de Leonardo da Vinci). No 1º há a cronologia do movimento artístico, e no subsolo o visitante pode assistir a um documentário sobre o Renacimento. No total são 57 obras, e o tempo para percorrer toda a exposição é de aproximadamente uma hora e meia (fora a espera na fila).
 
É emocionante apreciar obras de arte de mais de 500 anos, e em prefeito estado de conservação. Mais impressionate é imaginar com que recursos aqueles artistas produziam essas obras primas por volta do ano 1500!
 
Recomendo!
 
A exposição já foi visitada por mais de 150.000 pessoas, e:
-Está no CCBB (Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo).
-De 13 de julho a 23 de setembro de 2013.
-De quarta a segunda, das 10 às 22 horas.
-Com entrada franca.

sábado, 6 de abril de 2013

CAMPOS JAZZ FEST 2013



Entre os dias 11 e 14 de abril de 2013 acontecerá a segunda edição do Campos Jazz Fest, em Campos do Jordão, com muitas atrações nacionais e internacionais.
 
Grandes nomes do jazz, R&B, soul e blues participarão do festival. As apresentações serão gratuitas e acontecerão na concha acústica da Praça de Capivari. Haverá também intervenções de artistas por toda a cidade.
 
É uma ótima oportunidade para ouvir boa música, e aproveitar o friozinho aconchegante do outono em Campos do Jordão. Recomendo!
 

Programação:
11/04/201319h 
Nando Pires (Araraquara)
Orleans Street Jazz Band (SP)
 
12/04/2013
 
19h
Jazz a La Carte com Bernard Fines (França) e Julio Bittencourt Trio (SP)

Tony Gordon (SP)
Ludmilla Mazucatti (SP)

 
 
13/04/2013
12hVasco Faé (SP) – Busker em frente ao shopping

14hMafalda Minozzzi em Spritz (ITALIA)

 
19h
Alissa Sanders (USA)

Nathalie Alvim (SP) + Danny Vincent (Argentina)
Funk Como Le Gusta (SP)
14/04/201313h
Dani Montuori (SP)
Jefferson Gonçalves + Big Joe Manfra (RJ)
 
Todos os dias Orleans Street Jazz Band rodando pela cidade e DJ Cris nos intervalos.
6ª a domingo Busker com Vasco Faé – o homem banda!

domingo, 24 de março de 2013

The Dark Side Of The Moon - 40 anos


Em 24 de março de 1973 o Pink Floyd lançava o álbum The Dark Side Of The Moon, o oitavo da carreira da banda.
 
O disco marcou uma nova fase do grupo, explorando o uso de efeitos sonoros inovadores para a época. Exemplos são os sons de relógios na música Time e da caixa registradora em Money. O conceito básico do disco foi desenvolvido quando a banda estava em turnê, e muito do novo material foi apresentado ao vivo antes de ser gravado.
 
A banda produziu o trabalho no Abbey Road Studios (em Londres) entre 1972 e 1973. O produtor foi Alan Parsons, diretamente responsável pelo desenvolvimento dos elementos sonoros mais exóticos presentes no disco. A capa traz um prisma sendo atingido por um feixe de luz e transformando-o em um arco-iris.
 
The Dark Side of the Moon foi um sucesso imediato. Vendeu mais de cinquenta milhões de cópias em todo o mundo. A obra também recebeu aprovação dos fãs e aclamação da crítica especializada, sendo considerado até hoje um dos mais importantes álbuns da história do rock.

Ficha técnica:
  • Lançamento: 24/3/1973
  • Gravação: Junho de 1972 a Janeiro de 1973
  • Gênero: rock progressivo
  • Duração: 42:30
  • Gravadoras: Harvest Records (UK) e Capitol Records (USA).
  • Produção: Alan Parsons
 

Uma curiosidade: THE DARK SIDE OF THE RAINBOW
 
Há algum tempo, surgiu uma história curiosa: ela diz que quando o álbum é tocado simultaneamente com o filme 'O Mágico de Oz' (The Wizard of Oz, de 1939), ocorrem várias correspondências e sincronismos entre o filme e o álbum - uma nova maneira de assitir ao clássico do cinema. Por isso, especula-se que o Pink Floyd utilizou o filme como inspiração. Os integrantes negam, e insistem que é pura coincidência.
Essa combinação gerou uma produção chamada The Dark Side of the Raimbow, apresentada a seguir. Tirem suas próprias conclusões!

 

terça-feira, 12 de março de 2013

SOMOS TÃO JOVENS

Está previsto para o dia 3 de maio de 2013 o lançamento do filme 'Somos tão Jovens', que contará a trajetória de Renato Russo entre 1976 e 1985, antes da gravação do primeiro álbum da Legião Urbana.
 
O diretor Antônio Carlos Fontoura fugiu do padrão sobre as biografias de astros do rock: "o roqueiro homosexual, drogado e que morre de Aids", e apresenta o perídodo da formação do Aborto Elétrico (primeira banda de Renato) e o início da Legião Urbana.
 
O ator Thiago Mendonça faz o papel de Renato Russo. A atuação impressiona. Thiago resgata posturas e gestuais do cantor, e também como canta igual a Renato Russo. Outro dado interessante é que todas as músicas foram cantadas ao vivo pelo ator durante as filmagens, e não houve playback! O produtor musical Carlos Trilha, que trabalhou nos dois últimos CDs da Legião, foi o preparador de Thiago.
 
Segue o trailer do filme:



Sou um fã incondicional da Legião Urbana: assisti a 3 apresentações do grupo, participei de uma banda de rock que tocava as músicas da Legião, e tenho todos os álbuns do grupo (em LP e CD) . E hoje, ainda ouço com muito prazer!

Para mais informações: http://www.somostaojovens.com.br/